Complexidade com traços simples, a KTM Supercharged da Hazan Motorworks

Esta custom bike da Hazan Motorworks é uma espécie de mistura entre bicicleta e mota, mas veloz. Tem por base uma KTM e, embora à primeira vista possa parecer simples, tem algumas soluções complexas, como o turbocompressor ou a roda traseira.

O seu criador, Max Hazan, explicou ao site bikeexif.com: ‘A ideia aqui era fazer algo como a primeira bicicleta motorizada: leve, barata e rápida. O motor KTM RFS é perfeito. Tem a forma mais limpa dos motores 450 modernos, é fácil trabalhar nele e é relativamente resistente’.

O motor recebeu um turbocompressor AMR350, além de várias outras alterações. Os radiadores são refrigeradores de óleo de um Cummins, com os refrigerantes a passarem por parte do quadro. O conjunto de eletrónica é mínimo, dispensando até o ABS. A configuração do cubo traseiro invulgar envolveu um esforço considerável, usando um padrão enlaçado assimétrico: de um lado há dez raios radiais e do outro 20 raios cruzados.

A solução para o travão traseiro também foi inovadora, com um eixo para o rotor guiado por outro pinhão. Destaca-se ainda um depósito em alumínio muito estreito. O acabamento é em níquel preto. Importa referir que esta KTM da Hazan Motorworks não é legal para andar em estrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like